Política

Réu em ação ambiental, Chitãozinho vira garoto-propaganda de Bolsonaro e agronegócio

Reprodução
O “Juntos pelo Araguaia”, que nasceu da ideia dos governadores Ronaldo Caiado (GO) e Mauro Mendes (MT), tem o foco na recomposição florestal   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 26/05/2019, às 19h11   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O cantor Chitãozinho, da dupla sertaneja com Xororó, será o embaixador de programa do Ministério do Meio Ambiente, do governo de Jair Bolsonaro (PSL). As informações são da Coluna do jornal O Estado de S.Paulo. O “Juntos pelo Araguaia”, que nasceu da ideia dos governadores Ronaldo Caiado (GO) e Mauro Mendes (MT), tem o foco na recomposição florestal e na conservação do solo e da água.

O lançamento da campanha estrelada por Chitãozinho será em 5 de junho, Dia Internacional do Meio Ambiente, em uma área entre os municípios de Aragarças (GO) e Barra do Garças (MT). Na ocasião, o cantor fará 1 show sem cachê. Bolsonaro deve participar. A ideia é que, na 1ª etapa do programa, sejam recuperados 5 mil hectares de vegetação nos 2 estados. Depois, ação deve ser estendida para os outros Estados do país.

Chitãozinho é réu em uma ação ambiental do Ministério Público de Goiás (MP-GO) por desmatamento ilegal. De acordo com informações do Portal Dia Online, uma inspeção realizada em 2014 pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), que hoje se chama Semad, na Fazenda Galopeira, de propriedade do cantor, identificou a existência de “degradação ambiental de vegetação nativa sem a autorização do órgão ambiental competente, numa área de 15 hectares na reserva legal”. A fazenda faz parte da bacia do Rio Araguaia.

Em fevereiro de 2019, a juíza Marianna de Queiroz Gomes, da Comarca de Mozarlândia, acatou parcialmente liminar em ação proposta pelo Ministério Público de Goiás, em que confirma desmatamento ilegal na fazenda de Chitãozinho. Depois disso, o cantor foi obrigado a promover um Plano de Recuperação da Área Degradada (PRAD) no prazo de 60 dias. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp