Política

"Rui precisa tomar medidas em contraposição à falta de repasses do governo Bolsonaro", afirma líder na AL-BA sobre empréstimo

BNews
Governo enviou à AL-BA projeto de lei que prevê empréstimo de 40 milhões de dólares junto ao BID   |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 26/07/2019, às 22h02   Pedro Vilas Boas* e Juliana Nobre


FacebookTwitterWhatsApp

O líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Rosemberg Pinto (PT), defendeu a decisão do governador Rui Costa (PT) de solicitar ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), um um empréstimo de 40 milhões de dólares – R$ 150 milhões – junto ao Programa de Modernização e Fortalecimento da Gestão Fiscal (Profisco II).

O Executivo estadual enviou esta semana ao Legislativo baiano o Projeto de Lei para ser votado após o retorno das atividades parlamentares, previsto para o próximo dia 1º de agosto. 

“Estamos com um sério problema. O Governo Federal tem tido uma postura de travar o repasse de recursos para o Estado. E não há mágica, ou seja, ou temos uma arrecadação crescente ou o governador tem que tomar medidas para cumprir determinadas ações”, afirmou o deputado, que participa da inauguração em Itabuna, na noite desta sexta-feira (26), da inauguração do Teatro Municipal. 

De acordo com o Rosemberg, a quantia solicitada não será usada para custeio da máquina pública estadual ou para “determinados compromissos feitos anteriormente”, mas, segundo o petista, garantir a execução de programas “de cunho extremamente social”. 

“O objetivo é gerar ações que possam garantir com que o Estado faça a aplicação na área social, de forma que a gente possa estar antenado com a política nacional do ponto de vista do desenvolvimento social”, defendeu, ao lembrar que a Bahia é um dos estados brasileiros com menor nível de endividamento. 

“O Estado tem capacidade para fazer até ações [valores] maiores. É natural que tenhamos que buscar caminhos para garantir as ações que a sociedade espera, em contraposição à falta dos repasses do governo Bolsonaro”, condenou.

*O repórter faz a cobertura do evento direto de Itabuna, a convite do Governo do Estado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp