Política

AL-BA: PCdoB sondou Hilton para apoiar reeleição de Nelson Leal; deputado critica manobra e pode brigar pela presidência

Divulgação
Presidente tem cortejado a bancada de oposição para acrescer 18 votos às contas que tem feito com interlocutores  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 28/07/2020, às 19h01   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) confirmou ao BNews foi sondado por interlocutores para apoiar a reeleição de Nelson Leal na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O presidente da Casa trabalha nos bastidores para derrubar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que impede a reeleição.

Hilton, que é da bancada independente, refutou a tese e afirmou que também vai brigar pela presidência da Casa caso não seja eleito para na campanha pela Prefeitura de Salvador. Historicamente, em função das diretrizes nacionais, é praxe o PSOL lançar candidatos em casas legislativas.

Segundo ele, deputados do PCdoB o procuraram para tratar do assunto. "Fui sondado algumas vezes, há alguns meses, e a minha posição foi bem enfática de que a Assembleia tem que romper com essa posição de presidência atrás de presidência. O exemplo de Marcelo Nilo, ao meu ver, é uma mancha na história da Assembleia Legislativa", declarou.

Conforme o BNews já informou, Leal tem cortejado a bancada de oposição para acrescer 18 votos às contas que tem feito com interlocutores. Entre os governistas, ele já adiantou conversas para ter apoio da bancada do PCdoB. Em troca, o PP apoiou a pré-candidatura de Olívia Santana à prefeitura de Salvador.

Hilton também afirma que não apoia o nome de Adolfo Menezes (PSD) para o posto. O deputado havia selado um acordo para ser o próximo presidente. "Ele faz parte da ala mais conservadora da bancada de Rui Costa", criticou o psolista.

Leia também: Leal acelera articulações e quer derrubar PEC que impede reeleição à presidência da AL-BA ainda durante a pandemia

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp