Política

Políticos miram no Avante e passam a se mobilizar na Bahia; saiba detalhes

Divulgação/Avante
Neto Carletto (PP-BA) tem atuando nos bastidores para atrair prefeitos e outras lideranças políticas do interior para o partido  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Avante

Publicado em 22/08/2023, às 14h17 - Atualizado às 17h03   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Muitos políticos baianos estão se mobilizando e o foco é o Avante, partido que é liderado no estado pelo ex-deputado federal Ronaldo Carletto, que era do PP, e que tenta se viabilizar como terceira força da base de apoio ao governador Jerônimo Rodrigues (PT). As informações são do portal A TARDE e confirmadas pelo BNews.

Sobrinho de Ronaldo, o deputado federal Neto Carletto (PP-BA), está atuando nos bastidores para atrair prefeitos e outras lideranças políticas do interior para o partido. Um deles é o prefeito de Itanagra, Marcus Sarmento, que deixou o PP e se filiou ao Avante no mês de julho.

Outros nomes do PP que podem migrar são os deputados estaduais Nelson Leal e Felipe Duarte. Também da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), Binho Galinha (Patriotas) e Laerte do Vando (PSC) também já tem tudo acertado para mudar para tentar manter seus mandatos, de olho nas regras de fidelidade partidária.

Informação confirmada pelo BNews dá conta que a filiação de Neto Carletto ao Avante é dada como certa na próxima janela partidária, em fevereiro de 2026.

Na última segunda-feira (21), Netto Carletto, Nelson Leal, Felipe Duarte, Binho Galinha e Laerte do Vando se reuniram na sede do Avante, tratando da organização do partido para as eleições municipais de 2024.

Em uma foto publicada nas redes sociais nesta terça-feira (22) é possível ver os parlamentares reunidos. Também estão na foto: o deputado estadual Patrick Araújo (Avante); do secretário estadual Tum (Avante), da Agricultura; do secretário-geral estadual do partido, Pablo Barrozo; do ex-deputado estadual Humberto Cedraz (Avante); e do ex-prefeito de Monte Santo (PSC), Vando.

Segundo o portal A TARDE, o Avante já conseguiu a filiação de 57 prefeitos no interior da Bahia e tem a perspectiva de chegar a 70 gestores municipais até as eleições de 2024. O objetivo é viabilizar Ronaldo Carletto como um dos nomes a compor a chapa majoritária de Jerônimo Rodrigues nas eleições de 2026.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp