Política

Por que Afonso Florence se tornou o secretário mais poderoso de Jerônimo Rodrigues?

Divulgação/Adriel Francisco
História de Jerônimo Rodrigues e Afonso Florence é antiga e começou em Brasília  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Adriel Francisco
Henrique Brinco

por Henrique Brinco

[email protected]

Publicado em 19/12/2022, às 17h48 - Atualizado às 18h09


FacebookTwitterWhatsApp

O nome de Afonso Florence (PT) na gestão de Jerônimo Rodrigues (PT) já era esperado para quem acompanha um pouco a trajetória dos dois. Um dos nomes da ala mais ideológica do PT vai comandar a Casa Civil, uma das pastas mais poderosas do Governo do Estado a partir de 2023.

A relação entre os dois é antiga. Florence, que atualmente exerce o mandato de deputado federal, foi Ministro do Desenvolvimento Agrário do Brasil entre os anos de 2011 e 2012, no Governo Dilma Rousseff. Foi nessa época que ele indicou Jerônimo para ser seu braço-direito. 

A chegada em Brasília fez com que o petista ocupasse cargos importantes nacionalmente, como os postos de Secretário Executivo Adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretário Nacional do Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA), Secretário Executivo do Programa Pró Territórios/Cumbre Ibero Americana e Assessor Especial do Ministro do Desenvolvimento Agrário.

Foram essas experiências que semearam a trajetória do novo governador na Bahia. Em 2014, após a experiência na capital federal, Jerônimo foi convidado para coordenar a construção do Programa de Governo Participativo do Partido dos Trabalhadores. Um projeto que culminou na vitória do  atual governador, Rui Costa (PT). O resto da história todos já sabem.

A Casa Civil tem como finalidade assistir ao Governador do Estado no desempenho de suas atribuições constitucionais, políticas e administrativas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp