Política

Por suposta fraude com cartão de vacinação, Bolsonaro pode ser preso nos EUA; entenda

Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
A suspeita foi levantada após uma operação da PF para investigar a pratica ilegal no site do Ministério da Saúde  |   Bnews - Divulgação Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 03/05/2023, às 09h22


FacebookTwitterWhatsApp

Jair Bolsonaro pode ter complicações com a polícia dos Estados Unidos caso as suspeitas de falsificação em seu cartão de vacinação contra covid-19 sejam confirmadas. Isso porque falsificar o documento é considerado crime federal nos EUA, onde o ex-presidente esteve no início do ano.

A suspeita sobre a adulteração do documento foi levantada com a operação da Polícia Federal (PF), deflagrada nesta quarta-feira (3), que investiga a atuação de um grupo que teria inserido dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde. Nas ações, o ex-ajudante de ordens do ex-presidente, o tenente-coronel Mauro Cid Barbosa, foi preso. Também existe a suspeita de o documento de Bolsonaro e da sua filha mais nova, Laura, tenham sido adulterados.

Em janeiro de 2021, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) havia determinado que todos os passageiros estrangeiros que chegassem ao país deveriam ter sido testados no máximo três dias antes da partida e apresentar o resultado negativo. Outra opção era apresentar um documento que comprovasse a recuperação da Covid-19 para a companhia aérea antes de embarcar. Bolsonaro testou positivo para a doença em julho de 2020.

De acordo com a Embaixada dos EUA no Brasil, quem utilizar documentos adulterados para entrar no país norte-americano "não receberá o benefício imigratório" e "poderá enfrentar multas ou prisão". Qualquer punição deste tipo será analisada pela justiça. A obrigatoriedade da vacina contra para entrar entra em solo americano vai até o dia 12 de maio deste ano.

A lei dos EUA afirma que falsificar documentos para entrar no país pode ser encarado como fraude. As penas para quem sabidamente usar documento fraudulentos ou falsificados pode ser punido com até 10 anos de prisão, se for réu primário e não tiver como objetivo cometer outros crimes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp