Política

PP e Republicanos passam pelo primeiro “teste” no Governo; entenda

Divulgação
O senador Jaques Wagner é responsável pelo teste que os partidos serão submetidos  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 19/09/2023, às 09h59


FacebookTwitterWhatsApp

Nem bem entrou no Governo Lula (PT) os partidos do Centrão já devem passar por verdadeiro “teste” de apoio. A prova será o recolhimento de assinaturas para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Militares no Congresso Nacional.

Recentemente, o presidente Lula demitiu Ana Moser do Ministério do Esporte para acomodar partidos do Centrão. Com isso, André Fufuca, do PP, foi anunciado como novo ministro da pasta.

Apesar disso, o PP e o Republicanos seguem declarando independência no cenário nacional, no entanto o presidente da Câmara, Arthur Lira, também do PP, revelou, em entrevista à Folha de S. Paulo, que as bancadas do PP e Republicanos na Casa agora fazem parte da base de apoio ao governo Lula.

O senador e líder do governo, Jaques Wagner (PT), já conseguiu as 27 assinaturas necessárias para fazer com que a PEC dos Militares tramite no Congresso Nacional, mas já demonstra preocupação com a Câmara dos Deputados, onde são necessários pelo menos 308 votos favoráveis.

Diante do aperto, o apoio do PP e do Republicanos são fundamentais para que o Governo Federal consiga passar a pauta.

A PEC dos Militares obriga que o militar, no ato do registro da candidatura, se transfira para a reserva não remunerada ou reserva remunerada. A medida é para evitar uma “militarização” maior da política.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp