Política

TCU analisa representação contra lives semanais de Lula

Ricardo Stuckert / PR
O pedido, de autoria do deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança, aponta para uma tentativa de promoção pessoal do petista  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 19/09/2023, às 08h19


FacebookTwitterWhatsApp

O Tribunal de Contas da União (TCU) vai analisar um pedido para que seja suspenso o uso das redes sociais do governo federal para divulgar trechos do "Conversa com o presidente", live periódica realizada por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

De acordo com o documento apresentado pelo deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), as postagens têm o interesse de promoção pessoal do petista e, por isso, ferem o princípio da impessoalidade e da moralidade na administração pública. O pedido cita ainda que vem se tornando "cada vez mais comum" o uso de perfis oficiais do governo para promoção do atual presidente.

"Desperta nossa atenção o fato de páginas institucionais da Administração Pública promoverem a imagem do presidente de forma tão direta e em evidente afronta aos princípios constitucionais", diz a denúncia.

O documento deve ser analisado pelo TCU para a próxima quarta-feira (20), e terá o ministro Jorge Oliveira como relator.

O deputado pede ainda que seja avaliada a aplicação de uma medida cautelar caso seja identificada alguma irregularidade nas publicações e que a restrição se estenda aos titulares e servidores das pastas.

O “Conversa com o presidente” foi criado em junho deste ano e vem sendo usado pela oposição para criticar o presidente Lula por usar a live semanal para falar de ações de sua gestão. O formato é parecido com o usado por Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente foi impedido de, durante as eleições do ano passado, promover lives nas dependências do Palácio do Planalto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp