Política

Câmara dos Deputados discute casamentos homoafetivos; saiba mais

Lula Marques / Agência Brasil
Mesmo que avance, deputados analisam que proposta não deve prosperar  |   Bnews - Divulgação Lula Marques / Agência Brasil

Publicado em 19/09/2023, às 07h36 - Atualizado às 07h46   Cadastrado por Tácio Caldas


FacebookTwitterWhatsApp

Uma comissão da Câmara dos Deputados voltará a discutir uma pauta polêmica na 'Casa Baixa'. Trata-se da Comissão de Previdência e Família que irá se reunir para debater o projeto que proíbe o reconhecimento de casamentos homoafetivos. A comissão irá se reunir nesta terça-feira (19).

Essa discussão começou no início de setembro, mas foi suspensa após um pedido de vista do projeto. O pedido foi feito logo após a leitura do parecer do relator da proposta, o deputado Pastor Eurico (PL). No documento, o parlamentar, analisou outros nove projetos sobre o tema que tramitam em conjunto na Câmara.

Dentre todos eles, estava o projeto que estabelece a possibilidade de celebrar casamentos homoafetivos, feito pelo ex-deputado Clodovil Hernandes. Apesar disso, Eurico rejeitou o texto e outros sete, aceitando somente a proposta que veta o reconhecimento desse tipo de união.

O que muda

Esse projeto adiciona um parágrafo ao artigo do Código Civil que trata dos impedimentos para a celebração de casamentos e uniões estáveis. Segundo o projeto, as relações entre pessoas do mesmo sexo não poderão ser equiparadas: ao casamento e à entidade familiar.

Assista ao Radar BNews da última segunda-feira (18):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp