Política

Prefeito de Riachão do Jacuípe se pronuncia sobre polêmica em torno de nomeação de servidora; entenda

Reprodução / Prefeitura de Riachão do Jacuípe
Carlinhos Matos nomeou uma funcionária após ter suspendido as contratações; segundo ele, servidora já estava na prefeitura  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Prefeitura de Riachão do Jacuípe
Tácio Caldas e Henrique Brinco

por Tácio Caldas e Henrique Brinco

[email protected]

Publicado em 28/09/2023, às 10h43 - Atualizado em 29/09/2023, às 15h12


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Riachão de Jacuípe, cidade do interior baiano, publicou no Diário Oficial do município um decreto que tem causado questionamentos no município. Isso porque o gestor foi acusado de descumprir seu próprio decreto, divulgado praticamente um mês antes. Ele, no entanto, negou e apresentou ao BNews uma justificativa para o caso.

Na última quarta-feira (27), o prefeito José Carlos de Matos Soares, o Carlinhos Matos (UB), nomeou uma funcionária para o seu gabinete. Trata-se de Maria Patrícia de Oliveira Carneiro Lima que foi nomeada para o cargo de Oficial de Gabinete.

Ela receberá um salário em torno de R$ 1,3 a R$ 2 mil. O problema é que, dias antes, ele havia publicado um outro decreto vetando novas contratações pelo prazo de cinco meses.

Imagem do decreto 760 da prefeitura de Riachão do Jacuípe
Reprodução / Diário Oficial de Riachão do Jacuípe

Imagem do decreto 760 da prefeitura de Riachão do Jacuípe
Reprodução / Diário Oficial de Riachão do Jacuípe

Em contato com a reportagem, no entanto, ele afirma que a servidora já estava nomeada na prefeitura e que apenas foi remanejada de cargo.

"A senhora Maria Patricia já é nomeada, desde junho de 2023 (DECRETO Nº 737, DE 20 DE JUNHO DE 2023). Por questões oganizacionais e adminsitrativas, houve uma mudança de cargo da mesma. Informamos ainda, que ela continua recebendo o mesmo salário. Houve apenas uma mudança de cargo/função", declarou, em nota.

Vale lembrar que, com este mesmo decreto, o prefeito também realizou algumas demissões neste mês. De acordo com o prefeito, em uma entrevista a uma rádio, essa situação foi promovida para conter os gastos e reequilibrar as finanças do município.

Segundo ele, a cidade está sofrendo com quedas no repasse de valores do Fundo de Participação do Municípios (FPM). Os repasses do FPM, inclusive, foi 'confirmado' com a quantia igual ao de 2022 pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (27):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp