Política

Prefeito do Rio diz que não vai atender recomendação do governo Bolsonaro para vacinar crianças

Prefeito Eduardo Paes em coletiva de imprensa - Tomas Silva/Agência Brasil
Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, abriu uma consulta pública para tratar do assunto  |   Bnews - Divulgação Prefeito Eduardo Paes em coletiva de imprensa - Tomas Silva/Agência Brasil

Publicado em 24/12/2021, às 14h45   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou nesta sexta-feira (24) que não vai atender a recomendação do governo Bolsonaro, anunciada pelo Ministério da Saúde, para que a vacinação contra a Covid-19 em crianças seja condicionada a uma prescrição médica - além da autorização dos pais ou responsáveis.
Paes garantiu que no estado do Rio não será feita a exigência do atestado médico para vacinar crianças entre 5 e 11 anos com o imunizante da Pfizer, o que já havia sido permitido pelo órgão controlador responsável no país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O gestor usou o Twitter para avisar que não irá acatar a determinação e evocou o Estatuto da Criança e do Adolescente, replicando um trecho do artigo 14 que fala sobre a obrigatoriedade da vacinação em crianças nos "caso recomendados pelas autoridades".
Nesta sexta-feira, o Rio registrou o menor número de internados por Covid desde o começo da pandemia. Apenas 0,2% dos internados nos leitos municipais são pacientes com coronavírus.
"O melhor presente de Natal que o Rio poderia ter: o menos nível de internados por Covid desde o início da pandemia", celebrou o prefeito.
O governo Bolsonaro adiou a decisão final sobre a permissão para imunização de crianças. Entre tantas declarações públicas, Queiroga disse que a "pressa é inimiga da perfeição" e que a taxa de mortalidade infantil pela doença estava em um "patamar" aceitável.
A alternativa encontrada pelo governo então foi submeter a decisão a uma consulta pública, o que gerou a revolta de autoridades sanitárias e políticos, em especial pelo aval já ter sido dado pela Anvisa após análise técnica.
Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp