Política

Presidência do Senado provoca racha no Republicanos; entenda

Marcos Oliveira/Agência Senado
Alas do partido estão divididas sobre apoios para a presidência  |   Bnews - Divulgação Marcos Oliveira/Agência Senado

Publicado em 12/12/2022, às 06h45   Cadastrado por Daniela Pereira



As articulações dos partidos para a eleição da presidência do Senado têm causado um racha no Republicanos. Enquanto uma ala do partido que seguir com apoio à reeleição do presidente Rodrigo Pacheco (PSD), outra ala que apoiar um candidato bolsonarista.

De acordo com informações da Folha de São Paulo, o senador Mecias de Jesus, veterano no Republicanos, lidera a ala que defende o apoio à recondução de Pacheco, mesmo candidato que ele apoiou na última eleição.

Já do outro lado, um grupo formado por novatos bolsonaristas como o atual vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e Damares Alves, defendem o apoio ao colega bolsonarista, Rogério Marinho (PL).

A luta por Marinho na liderança do parlamento, ocorre, principalmente, pelo fato de ser de responsabilidade do presidente da Casa, colocar em pauta ou não os pedidos de impeachment de integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF).

Além de Marinho e Pacheco, o também senador Eduardo Girão (Podemos) decidiu entrar na disputa. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o parlamentar afirmou que a candidatura busca uma Casa “independente e altiva”. As eleições para a nova gestão acontecem em 1º de fevereiro de 2023. Segundo o senador, a Casa tem “engavetado projetos importantes” e não tem “representado a sociedade”.

Já na Câmara, o Republicanos está alinhado com o apoio à recondução do presidente Arthur Lira (PP).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp