Política
O Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais, foi criado nesta segunda-feira (14), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A criação se deu através do decreto de regulamentação da Lei de Reciprocidade Econômica (Lei 15.122/25).
Presidido pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o comitê tem como principal objetivo adotar medidas de proteção da economia brasileira.
A primeira missão do comitê será ouvir os setores empresariais para detectar as implicações do anúncio feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas de 50% sobre todos os produtos importados do Brasil, a partir do dia 1º de agosto.
Nesta terça-feira (15), às 10h, será realizada a primeira reunião com setores da indústria. Além disso, ainda na terça, o comitê promoverá segunda reunião com o setor do agro.
O comitê é composto pelos ministros Rui Costa (Casa Civil), Mauro Vieira (Ministério das Relações Exteriores), e Fernando Haddad (Ministério da Fazenda). Contudo, outros ministros poderão ser chamados para reuniões temáticas.
Alckmin destacou que governo brasileiro quer manter o diálogo com o governo dos Estados Unidos para reforçar a complementariedade econômica entre os países, fortalecer nossas empresas e contribuir para as boas práticas comerciais entre os dois países.
Classificação Indicativa: Livre
Cupom de lançamento
Imperdível
Super desconto
Café perfeito
famoso copo