Política

Pressionado a arquivar processo na Receita contra aliado de Bolsonaro é exonerado

Reprodução
Corregedor da Receita João José Tafner, aliado de Bolsonaro, teve exoneração publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (9)  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 09/03/2023, às 09h00   Cadastrado por Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Corregedor da Receita João José Tafner teve exoneração publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (9). Ele afirmou que foi pressionado a arquivar o processo disciplinar aberto contra o servidor do órgão que acessou sem justificativa legal dados fiscais sob sigilo de desafetos da família Bolsonaro.

A dispensa, a pedido de Tafner, é assinada por Fernando Haddad (PT), ministério da Fazenda. Assim, ele sai da função comissionada executiva de corregedor da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil.

Tafner é aliado da família Bolsonaro e foi alçado ao cargo graças a Flávio Bolsonaro (PL), senador da República e um dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Flávio é, justamente, um dos interessados nas quebras de sigilo irregulares, já que um dos alvos foi Eduardo Gussem, ex-procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro.

Gussem foi responsável pelas investigações contra o filho do presidente por suspeita de rachadinha (desvio de verba de funcionários) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

As quebras de sigilo, que também foram reveladas pelo jornal Folha de São Paulo, foram realizadas em 2019 pelo então chefe de inteligência da Receita, Ricardo Feitosa.

As quebras atingiram, além de Gussem, o empresário Paulo Marinho, um ex-aliado de Bolsonaro, e Gustavo Bebianno, ex-ministro do governo do ex-presidente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp