Política

Primeira mulher eleita prefeita na Bahia morre aos 95 anos; políticos reagem

Divulgação
No final dos anos 1960, uma mulher foi eleita pela primeira vez a uma Prefeitura na Bahia  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 19/03/2023, às 13h15   Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

A primeira mulher a ter sido eleita prefeita no estado da Bahia morreu aos 95 anos. Olga Laranjeira Bastos foi chefe do Executivo no município de Igaporã, no sudoeste baiano, entre os anos de 1967 e 1970.

A número 1 nesta lista foi Alzira Soriano, eleita chefe do Executivo na pequena cidade de Lajes, no Rio Grande do Norte, em 1928. À época, ela tinha apenas 32 anos.

Olga Bastos veio à óbito devido a falência múltipla dos órgãos, neste sábado (18). O corpo foi velado às 11h no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, de onde acabou sendo cremado neste domingo (19).

Através das redes sociais, políticos se manifestaram sobre a passagem da ex-prefeita de Igaporã, que é sogra do deputado federal, José Rocha (União).

"Com profundo pesar me despeço da minha sogra, dona Olga Laranjeira Bastos de Azevedo. Ela foi a primeira prefeita da Bahia no período de 1967 a 1970 do Município de Igaporã, sudoeste do estado. E deixa um legado e um exemplo de força e de uma mulher visionária. Deus te receba em seus braços, Dona Olga", escreveu o parlamentar.

Neto de Olga Laranjeira Bastos, o deputado estadual Manuel Rocha (União) fez uma homenagem emocionada a avó, através do Instagram.

"Me despeço hoje, com o coração cheio de amor, orgulho e ótimas lembranças, da minha avó Dona Olga. Mais que uma referência de força, ela sempre foi uma inspiração para mim. Uma mulher à frente do seu tempo. A primeira prefeita da Bahia, enfrentou grandes desafios e os superou. Mulher de coragem, garra e coração grande", iniciou o deputado

"Serei sempre grato ao presente que foi ter convivido com a senhora, jamais esquecerei seu sorriso, seu incentivo e os momentos maravilhosos que vivemos, vó. Seu legado continuará vivo. Que Deus e meu avô, Manoel Azevedo, lhe recebam nessa nova etapa. A saudade permanecerá até o momento do nosso reencontro", completou Manuel Rocha.

Um terceiro a prestar condolências à família de Olga Bastos foi o ex-prefeito e candidato derrotado nas eleições ao Governo da Bahia, em 2022, ACM Neto (União).

"Dona Olga, primeira mulher a comandar uma prefeitura na Bahia, abriu caminho para centenas de mulheres que entraram na vida pública seguindo o seu exemplo. Sua gestão em Igaporã até hoje é referência de uma administração eficiente e realizadora", comentou.

"Que Deus conforte os corações dos familiares e amigos da ex-prefeita, em especial os meus queridos amigos e colegas de partido, deputados José Rocha (genro) e Manuel Rocha (neto)", acrescentou o ex-prefeito.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp