Política

As primeiras palavras de Fernando Haddad como Ministro da Fazenda

Foto: Ricardo Stuckert
Fernando Haddad foi nomeado Ministro da Fazenda por Lula  |   Bnews - Divulgação Foto: Ricardo Stuckert

Publicado em 09/12/2022, às 12h31   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Escolhido para chefiar o Ministério da Fazenda, Fernando Haddad (PT) se manifestou pela primeira vez após a nomeação para o cargo - fruto de um desmembramento do atual Ministério da Economia. O superministério será dividido em, além da Fazenda; Planejamento e Indústria e Comércio.

Fernando Haddad foi o primeiro dos cinco nomes anunciados por Lula nesta sexta-feira (9). No Twitter, ele agradeceu a confiança de Lula.

"Os desafios são grandes e as oportunidades maiores ainda. Vamos fazer o Brasil crescer com responsabilidade e justiça social. Vai, Brasil", publicou o ministro.

Assumir o Ministério da Fazenda será o maior desafio da política de Haddad, hoje com 59 anos. Ele já foi ex-prefeito de São Paulo e também liderou a Educação na primeira gestão de Lula.

Haddad vem de três derrotas consecutivas nas urnas: 2016, 2018 e 2022 - quando buscou, respectivamente, reeleição na prefeitura de São Paulo, Presidência da República e o Governo de São Paulo.

Filho de Khalil Haddad e Norma Thereza Goussain Haddad, o paulistano Fernando Haddad nasceu no dia do aniversário da capital paulista, em 25 de janeiro de 1963. Seu pai emigrou do Líbano no fim dos anos 1940 e se estabeleceu no novo país como comerciante atacadista do setor têxtil.

Haddad ingressou na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP), em 1981, aos 18 anos. Em 1988, casou-se com a também paulistana Ana Estela Haddad, com quem teve dois filhos (Frederico e Ana Carolina).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp