Política

Projeto de câmeras nas fardas de policiais pode receber financiamento inesperado; saiba de onde

Divulgação/SSP/SP
Projeto de câmeras nas fardas pode receber financiamento do exterior  |   Bnews - Divulgação Divulgação/SSP/SP

Publicado em 24/04/2023, às 10h13   Cadastrado por Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O projeto de instalação de câmeras em fardas policiais de todo o país, elaborado pelo Ministério da Justiça, pode receber um inesperado financiamento internacional. As informações são do portal Metrópoles.

Esse apoio internacional daria oportunidade de padronizar os equipamentos utilizados em todo o Brasil. Atualmente, um em cada três estados já usa as câmeras ou começou a testar os equipamentos nos uniformes dos policiais.

Apesar do número crescente, o Ministério da Justiça avalia que cada unidade federativa define critérios diferentes nas licitações desses materiais, o que leva a disparidades importantes em diversas partes do país.

O agente interessado em efetivar o financiamento é o Banco Internacional do Desenvolvimento (BID). Enquanto espera uma resposta do BID, o ministério já decidiu priorizar unidades da Federação que ampliarem o uso de câmeras policiais nos repasses do Fundo Nacional de Segurança Pública.

A implementação de câmeras no fardamento da Polícia Militar da Bahia já está em processo avançado e vai acontecer até o final do ano. Um processo de implementação deverá ser feito para conscientizar os agentes sobre o uso da "bodycam".

Segundo o secretário de segurança da Bahia, Marcelo Werner, até o final do ano, uma parte da corporação já terá acesso. Contudo, por ser algo caro, a novidade será implementada aos poucos. "Temos que adequar o nosso orçamento", declarou Werner durante o carnaval de Salvador.

Segundo ele, as propostas de licitação já começaram e agora a SSP está no processo de conferência para saber se elas atendem aos requisitos. Antes da implantação, será feito um trabalho de conscientização junto a categoria sobre a importância do dispositivo.

"É preciso deixar claro que a câmera vai ajudar o próprio policial durante as operações", ressalta.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp