Política

Projeto de Escola do Exército de Bolsonaro vai custar valor bilionário; saiba quanto

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Exército planeja construir Escola do Exército para sargentos em uma região próximo do Recife, em Pernambuco  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 15/10/2023, às 08h51 - Atualizado às 08h56


FacebookTwitterWhatsApp

Um projeto do governo do ex-presidente Bolsonaro (PL) pode sair do papel. Trata-se da sede da Escola de Sargentos do Exército que está na fase de projeto. Caso de fato seja construído, o empreendimento custará cerca de R$ 1,6 bilhão aos cofres públicos.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A ideia é que a escola seja levantada onde está o Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC), que fica próximo ao município de Araçoiba (PE) na Região Metropolitana de Pernambuco. Esse espaço tem uma área total de 75 km² e abrange, além de Araçoiba, outros quatro municípios. De acordo com o exército brasileiro, de toda essa área, apenas 1,3 km² serão utilizados na construção, o que preservará 98,25% da reserva ambiental presente no local.

O exército também diz que a cosntrução está sendo planejada com processos de sustentabilidade e inovação. Além disso, os militares dizem que a área só foi preservada nos últimos 80 anos pela presença do exército na região. Apesar disso, algumas entidades de preservação ambiental enviaram um comunicado ao Ministério do Meio Ambiente relatando os riscos ambientais da obra. Segundo o ofício, há risco de desmatamento e ameaças à fauna e à flora. 

Por conta desse impasse, a solução para a construção ou não do empreendimento depende de uma negociação entre o ministério da Defesa e do Meio Ambiente. As conversas entre José Múcio e Marina Silva (PV) definirão se tudo sairá do papel ou não. Isso, inclusive, também dirá se as obras contarão com o uso de recusos do governo.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (11):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp