Política

PSD intensifica articulação pelo nome de Antônio Brito na disputa pela presidência da Câmara

Dinaldo Silva / BNews
Eleições na Câmara devem ocorrem apenas em fevereiro de 2025  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva / BNews

Publicado em 20/05/2024, às 07h35   Cadastrado por Lucas Pacheco



O presidente do PSD e atual e Secretário de Governo e Relações Institucionais do estado de São Paulo, Gilberto Kassab, mergulhou de cabeça na articulação para viabilizar e fortalecer o nome do deputado federal baiano Antônio Brito à presidência da Câmara dos Deputados. A informação é do colunista Guilherme Amado, do site “Metrópoles”.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Kassab tem negociado com diversos aliados, inclusive mantendo diálogo com o PL, partido de Jair Bolsonaro e o maior da Câmara, com bolsonaristas do Progressistas e Republicanos.

Na última quinta-feira (16), Baleia Rossi, presidente nacional do MDB, indicou que pode o partido pode apoiar Antônio Brito. 

Antonio Brito também tem feito sua parte e buscado apoio entre deputados descontentes com a gestão atual de Arthur Lira (Progressistas) na Câmara. A principal queixa destes descontentes são o não anúncio de pautas do plenário com antecedência e a extinção das comissões que analisam as medidas provisórias enviadas pelo Executivo.

Disputa

A corrida pela presidência da Câmara dos Deputados pode levar a Bahia ao centro do debate. O principal adversário de Antônio Brito deve ser o também baiano e líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento, candidato que teve ser apoiado pelo atual presidência da Casa, Arthur Lira. 

De um lado, Antônio Brito conta com o apoio de muitos partidos e carrega a imagem de “escudo” contra eventuais pedidos de impeachment contra o presidente Lula (PT). Do outro, Elmar é visto como o favorito do atual comandante da Casa, seu fiel escudeiro. 

Corrida por fora

Além dos baianos, corre por fora também o nome do presidente do Republicanos, Marcos Pereira, que pode se tornar uma ameaça grande aos planos de Arthur Lira e, portanto, a Elmar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp