Política

PSDB alfineta Eduardo Leite após governador deixar partido

Valter Campanato / Agência Brasil
Bnews - Divulgação Valter Campanato / Agência Brasil

Publicado em 10/05/2025, às 09h16 - Atualizado às 09h16   Cadastrado por Daniel Serrano



A Executiva Nacional do PSDB divulgou uma nota para comentar a saída do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, do partido. A legenda lamentou que a decisão tenha ocorrido exatamente no momento em que o PSDB está se reconstruindo e se fortalecendo”. Na última semana, a sigla anunciou uma fusão com o Podemos.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

Na última sexta-feira (9), Leite oficializou a saída do PSDB para se filiar ao PSD. Na eleição presidencial de 2022, o governador gaúcho cogitou se candidatar ao Planalto, mas o plano não avançou. Já de olho em 2026, o gaúcho disse que a mudança de partido ocorreu por conta das “circunstâncias do cenário político e eleitoral, tanto no Rio Grande do Sul quanto no Brasil”.

Em nota oficial, o PSDB disse “respeito à decisão do governador Eduardo Leite de escolher outro partido para dar continuidade à sua carreira política”, mas que “desde a sua fundação, o PSDB nunca escolheu o caminho mais fácil, mas o mais coerente com nossos princípios e valores” e lembrou que a fusão com o Podemos “contou inclusive com o voto do próprio governador”.

“Nós, detentores dos valores históricos do PSDB do estado de São Paulo, seguiremos firmes no propósito da fusão com o Podemos, porque entendemos que nosso País é muito maior que só dois lados”, disse, depois de lamentar a saída de Leite, a quem desejou sorte.

Confira a nota completa:

O PSDB manifesta seu respeito à decisão do governador Eduardo Leite de escolher outro partido para dar continuidade à sua carreira política.

Lamentamos que essa decisão ocorra exatamente no momento em que o PSDB está se reconstruindo e se fortalecendo para voltar a liderar um projeto nacional de centro, longe dos extremos. A fusão com o Podemos, caminho que estamos construindo para fortalecer o PSDB, contou inclusive com o voto do próprio governador Eduardo Leite.

Desde a sua fundação, o PSDB nunca escolheu o caminho mais fácil, mas o mais coerente com nossos princípios e valores.

Foi assim que transformamos o Brasil, e assim continuaremos a fazer.

O Brasil precisa voltar ao caminho da responsabilidade fiscal, da modernização da máquina pública e da sensibilidade social, longe dos extremismos e do populismo.

E por mais árdua que possa parecer a travessia, resistiremos com força, fé e com a certeza de que o Brasil ainda precisa do PSDB.

Comissão Executiva Nacional do PSDB

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)