Política

PSDB anuncia filiação de Rodrigo Maia, ex-presidente da Câmara

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Parlamentar Rodrigo Maia deixou o partido União Brasil e atua como secretário de Doria em SP  |   Bnews - Divulgação Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 23/03/2022, às 10h00 - Atualizado às 10h01   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (RJ) acertou sua filiação ao PSDB. O anúncio foi realizado nas redes sociais do partido na noite da última quarta-feira (22) o classificando como "democrata, reformista e moderado" para comemorar a filiação.

Após a saída da Câmara, Maia assumiu a secretaria de Projetos e Ações Estratégicas do governo João Doria (PSDB), em São Paulo. O parlamentar estava sem partido desde junho do ano passado, quando foi expulso do DEM - novo União Brasil. Ele saiu da sigla em conflito com o então presidente do partido, ACM Neto, após seu candidato perder a disputa pela presidência da Câmara.

Leia também: Otto Alencar lidera em todos os cenários na disputa do Senado; veja os números
Sem apoios presidenciais, ACM Neto lidera pesquisa para governo da Bahia
Maioria não aprovaria candidatura de Jaques Wagner; veja o cenário

Com a chegada ao PSDB, Maia assume de cara a presidência do partido no Rio de Janeiro e também vai comandar a federação do partido com o Cidadania. A expectativa para o futuro próximo é de que Maia assuma a coordenação de campanha para o próprio Doria nas eleições presidenciais neste ano.

Antes de fechar como PSDB, ele também esteve próximo de uma filiação ao PSD, partido do senador Otto Alencar. 

A janela de migração partidária está aberta desde o dia 3 de março em todo o Brasil e segue até 1º de abril. Neste período, deputados estaduais e federais, além de senadores e governadores, podem mudar de legenda sem correr o risco de perder o mandato. 

Fora desse intervalo, partidos que percam um representante podem reivindicar a cadeira e indicar um suplente ao posto, a menos que o parlamentar tenha autorização da Justiça Eleitoral para fazer a mudança de sigla. 

A autorização para escolher um novo partido acontece em ano eleitoral, como em 2022, quando haverá, a partir de outubro, eleições para deputado, senador, governador e presidente. 

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp