Política
Publicado em 21/09/2024, às 16h41 Bernardo Rego
Após a prisão do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), a bancada do partido na Câmara informou que o Supremo Tribunal Federal (STF). Braga e três estudantes foram detidos na sexta-feira (20) durante a desocupação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
🔔 Seja o primeiro a saber! Siga o CANAL DO BNEWS NO WHATSAPP e receba as notícias quentinhas. Clique e ative o sininho!
Estudantes da Uerj ocupavam o local desde agosto protestando contra o corte de benefícios. Glauber Braga participava das negociações pela reintegração de posse da reitoria da Uerj após determinação da Justiça. As informações são da CNN.
Por meio de nota, o PSOL disse considerar inconstitucional a detenção de Glauber. Segundo a legenda, a Constituição Federal assevera que os deputados são invioláveis, civil e penalmente, por suas opiniões, palavras e votos. Por isso, só podem ser presos caso sejam presos em flagrante por crime inafiançável.
“A inconstitucionalidade da detenção do deputado Glauber Braga é explícita e tomaremos as medidas necessárias para garantir o livre exercício do mandato parlamentar, a integridade física, a liberdade de manifestação e contra o abuso policial a todas as instâncias e poderes cabíveis”, disse o PSOL em nota.
O comunicado é assinado pela líder da bancada do PSOL na Câmara, Erika Hilton (SP), e pelos deputados Henrique Vieira (RJ), Celia Xakriabá (MG), Luciene Cavalcante (SP), Fernanda Melchionna (RS), Chico Alencar (RJ), Guilherme Boulos (SP), Ivan Valente (SP), Luiza Erundina (SP), Sâmia Bomfim (SP), Talíria Petrone (RJ) e Tarcísio Motta (RJ).
Classificação Indicativa: Livre
som poderoso
Som perfeito
Smartwatch top
Qualidade JBL
iPhone barato