Política

PT defende que presidente do Banco Central seja convocado pelo Congresso; confira motivo

Wilson Dias/Agência Brasil
A decisão foi tomada nesta segunda (13) após executiva nacional do PT  |   Bnews - Divulgação Wilson Dias/Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 13/02/2023, às 18h40



Após reunião da executiva nacional nesta segunda-feira (13), o PT defende que o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, seja convocado para prestar esclarecimentos sobrea taxa de juros ao Congresso Nacional. A informação é do jornal Estado de São Paulo.

De acordo com a publicação, lideranças do partido no Senado e na Câmara devem apresentar pedidos para que Campos Neto comente sobre as criticas por causa da alta taxa de juros. Outra alternativa do partido era propor um convite ao presidente do BC, mas o texto da resolução fala em “convocação”, quando a autoridade é obrigada a comparecer ao Congresso para se explicar.

Ainda segundo a reportagem, líderes petistas apresentarão o requerimento de convocação. A proposta precisa ser aprovada em alguma comissão da Câmara ou no Senado.

O objetivo da convocação é endossar a pressão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que o Banco Central reduza a taxa básica de juros (Selic). Além disso, há uma tentativa de blindar o presidente de eventuais crises com a direção do banco.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp