Política

PT faz alta pedida a Arthur Lira para abrir mão de presidência da Câmara

Foto: Reprodução/CNN Brasil
Arthur Lira vai em busca de reeleição na presidência da Câmara  |   Bnews - Divulgação Foto: Reprodução/CNN Brasil

Publicado em 29/11/2022, às 10h34   Cadastrado por VD


FacebookTwitterWhatsApp

Terceira maior banca da Câmara dos Deputados na próxima legislatura, o PT decidiu subir as pedidas para abrir mão de tentar a presidência da Casa, que reconduzir o alagoano Arthur Lira (PP), atual presidente, ao posto.

Partido do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, o PT deve tentar comandar comissões importantes para o funcionamento da Câmara. Os dois principais alvos são a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a de Finanças e Tributação (CFT).

Atualmente comandada pela bolsonarista Bia Kicis (PL), a CCJ é a comissão por onde passam todos os projetos e emendas aprovadas em outras comissões, além de ter poder de veto às pautas que ela considerar inconstitucional.

Por sua vez, a CFT controla o orçamento das propostas que tramitam na Câmara e afetam as receitas ou as despesas públicas. Hoje ela é presidida por Marco Bertaiolli (PSD).

A distribuição das presidências de comissões na Câmara leva em consideração o tamanho das bancadas. Nesse sentido, as maiores têm direito às primeiras escolhas; o número de comissões varia de forma proporcional à quantidade de parlamentares. Historicamente, no começo de cada novo mandato, os partidos se reúnem em blocos para garantir maioria e ter mais comissões.

Por isso, o PT articula com bancadas como a do PP de Arthur Lira moedas de troca para conseguir o comando dessas Comissões decisivas para o andamento da Casa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp