Política

PT, PCdoB e PV pedem inconstitucionalidade de lei que beneficia condenados por atos golpistas

Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Documento de 76 páginas apresentado ao STF questiona a legitimidade da norma  |   Bnews - Divulgação Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Yuri Pastori

por Yuri Pastori

yuri.pastori@bnews.com.br

Publicado em 11/05/2026, às 12h27 - Atualizado às 12h30



A Federação Brasil da Esperança, formada pelos partidos PT, PCdoB e PV, apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF), na última sexta-feira (8), uma ação para tornar inconstitucional a Lei da Dosimetria.

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

O PL, que foi relatado pelo deputado Paulinho da Força (Solidariedade -SP) e que o veto presidencial foi derrubado pelo Congresso Nacional, reduz penas para condenados pelos atos golpistas de 8 de Janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

As siglas também pediram que a Corte determine uma medida cautelar que suspenda a redução das penas, conforme noticiou o portal R7. A justificativa dos partidos é que a dosimetria foi um instrumento do Congresso Nacional que buscou atender “grupos específicos”, o que configuraria um desvio de finalidade por parte do Legislativo.

 “É relevante investigar se a norma impugnada efetivamente buscou promover alteração geral e abstrata da política criminal ou se foi concebida para beneficiar situação específica e destinatários determinados”, diz o documento de 76 páginas.

A Federação Brasil da Esperança também alega que a dosimetria viola os princípios da individualização da pena; da separação dos poderes; da proibição de proteção deficiente e da vedação de retrocesso; da isonomia; da proporcionalidade e da impessoalidade.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)