Política

PT vai estudar versão sul-coreana de Sergio Moro e New Deal do país asiático

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O economista Uallace Moreira, professor da Universidade Federal da Bahia, será a principal referência da fundação presidida pelo ex-ministro Aloizio Mercadante (PT)  |   Bnews - Divulgação Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Publicado em 06/02/2022, às 07h20   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

Após ter se inspirado na Espanha, que está revertendo uma reforma trabalhista, o PT fará uma imersão na Coreia do Sul, por meio da Fundação Perseu Abramo. O governo do país asiático criou um pacote de US$ 133 bilhões para estimular o crescimento, apelidado de New Deal sul-coreano.

O PT também quer analisar a candidatura presidencial do ex-procurador-geral Yoon Seok-youl, uma espécie de Sergio Moro sul-coreano, acusado de ter cometido abusos em nome do combate à corrupção.

O economista Uallace Moreira, professor da Universidade Federal da Bahia, será a principal referência da fundação presidida pelo ex-ministro Aloizio Mercadante (PT). Ele está passando uma temporada no país asiático como professor visitante da Seoul National University (SNU) e estuda o tema há 15 anos.

O paralelo com o caso brasileiro se dá pelo acompanhamento do projeto de restituição dos direitos trabalhistas e de geração de emprego por parte do atual presidente, Moon Jae-in, e do estudo do caso de um membro do Judiciário que, por meio de uma operação supostamente anticorrupção, construiu uma plataforma para se lançar na política -e que sofre danos de imagem por meio de acusações de abusos, perseguições e corrupção.

Yoon Seok-youl é hoje candidato presidencial e disputa a ponta com Lee Jae-myung, do Partido Democrata de Moon.

"Quando veio a crise da Covid-19, o presidente lançou o New Deal. É um plano inicial de investimento de quase 10% do PIB, tanto que a Coreia do Sul tem um dos maiores déficits públicos recentes, por causa do dinheiro que está injetando na economia para socorrer pequenas e médias empresas na crise. Ao mesmo tempo, no plano, havia o projeto de criar 1,9 milhão de vagas de emprego no setor público", diz Moreira ao Painel.

"O New Deal é um pacote de investimento com três pilares", explica. "O chamado Digital New Deal, investir na economia digital, o Green New Deal, da sustentabilidade, e também a geração de emprego".

Moreira diz que a Coreia do Sul foi um dos países que na pandemia menos sofreram com queda no PIB (-1%), teve redução da taxa de desemprego (2,6%) e agora apresenta uma das maiores previsões de taxa de crescimento, 3,5%.

Esses resultados, segundo ele, impulsionam o crescimento das intenções de voto em Lee, candidato de Moon que atualmente disputa cabeça a cabeça com Yoon as eleições presidenciais, marcadas para março.

"A popularidade do presidente Moon e de Lee melhorou com os efeitos do New Deal e as evidências dos crimes de perseguição de Yoon", analisa.

No meio do ano passado, Yoon passava dos 30% de intenções de voto, ao passo que Lee chegou a ficar abaixo dos 20%, destaca Moreira.

Em sua campanha, ex-procurador-geral propõe jornada de trabalho semanal de 120 horas e o estreitamento dos laços diplomáticos com os Estados Unidos. Lee, por sua vez, tem uma proposta social-democrata de aprofundamento da proteção aos direitos trabalhistas, diz Moreira.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp