Política

Quais governadores já garantiram "passaporte" para viagem com Lula a China? veja quem

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Presidente Lula (PT) estará na China entre os dias 26 e 31 de março  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 18/03/2023, às 15h32   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

No intuito de estreitar as relações com um dos principais parceiros comerciais do Brasil, a China, o presidente Lula (PT) estará no país asiático, entre os dias 26 e 31 deste mês, para buscar apoios e acordos entre as duas nações.

Na comitiva, que contará com ministros, deputados federais, senadores e empresários, também estarão pelo menos três governadores de estados que foram convidados pelo petista, em razão de as unidades federativas serem alvos de possíveis negócios com os chineses.

Entre eles estarão os governadores do Ceará, Elmano de Freitas (PT), do Maranhão, Carlos Brandão (PSB) e da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).

Ao longo desta semana, em declarações à imprensa, o chefe do Executivo baiano afirmou que, entre os objetivos de conversa com os asiáticos estão a ponte Salvador-Itaparica, o VLT do Subúrbio e o acordo para que a montadora BYD assuma a planta da Ford em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

No entanto, de acordo com o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, auxiliares presidenciais ressaltam que outros governadores poderão ser convidados para integrar a concorrida comitiva de Lula, que embarcará para Pequim.

Fora estes, o presidente já convidou, ao menos, 20 deputados e sete senadores, incluindo parlamentares de partidos de oposição ao governo como PP, Podemos e PSDB.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp