Política

Lula chama mercado de "ganancioso demais"; entenda

TV Globo/Reprodução
Orçamento Federal para o próximo ano, enviado ao Congresso, prevê déficit zero  |   Bnews - Divulgação TV Globo/Reprodução

Publicado em 27/10/2023, às 19h50   Douglas Santana


FacebookTwitterWhatsApp

Em conversa com os jornalistas, no Palácio do Planalto, em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou que o Governo Federal terá dificuldades em 2024 nas contas públicas. Neste caso, a previsão é que a meta do déficit zero do orçamento projetado dificilmente seja alcançado.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A declaração foi dada num café da manhã com os profissionais da imprensa que realizam a cobertura política no Congresso Nacional.

Eu sei da disposição do Haddad, sei da vontade do Haddad, sei da minha disposição. Já dizer para vocês que nós dificilmente chegaremos à meta zero", revela Lula.

Para o Presidente da República, vale a pena extrapolar a meta fiscal do orçamento do próximo ano, em nome do desenvolvimento do Brasil. Na ocasião, Lula disse que não vai abrir mão das obras federais.

"Eu não quero fazer corte de investimentos de obras. Se o Brasil tiver um déficit de 0,5%, o que que é? De 0,25%. o que é? Nada. Absolutamente nada. Vamos tomar a decisão correta e vamos fazer aquilo que vai ser melhor para o Brasil", afirma o presidente.

Apesar das revelações feitas pelo petista, no segundo semestre deste ano, o Governo enviou ao Congresso Nacional uma proposta de orçamento, prevendo o déficit zero nas contas públicas. No entanto, Lula atacou o mercado dizendo que o setor é ganancioso, mesmo com os esforços para cumprir a meta.

Tudo que a gente puder fazer para cumprir a meta fiscal, a gente vai cumprir. O que eu posso te dizer é que ela não precisa ser zero. O país não precisa disso. Eu não vou estabelecer uma meta fiscal que me obrigue a começar o ano fazendo corte de bilhões nas obras que são prioritárias para este país. Eu acho que muitas vezes o mercado é ganancioso demais e fica cobrando uma meta que ele sabe que não vai ser cumprida", finalizou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp