Política

Rui Costa ironiza ajuda do governo Bolsonaro nas enchentes

Reprodução/Youtube
O governador reclama que a ajuda do governo Bolsonaro requer muita burocracia  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Youtube

Publicado em 05/01/2022, às 19h36   Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT) ironizou, durante transmissão ao vivo nas redes sociais nesta quarta-feira (5), a contribuição do governo Bolsonaro no atendimento às vítimas das fortes chuvas na Bahia.

O petista foi questionado por um espectador sobre o porquê do governador não citar a ajuda do governo federal. "Assim que você souber, você me explica, para eu poder explicar para a população. Até agora estamos aguardando uma ajuda substantiva no sentido da reconstrução. Tivemos apoio de helicópteros, Defesa Civil Nacional e os municípios receberam um valor para assistência emergencial, mas o estado não recebeu ajuda ainda", rebateu.

Rui Costa disse que entrou em contato com o ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), nesta quarta e o questionou sobre a contribuição do governo federal no desastre ambiental. O governador afirma que a burocracia atrapalha.

"O governo federal não aceita reembolso. Qual prefeito vai aceitar esperar uma, duas semanas para o governo federal enviar recursos e limpar a cidade? Eles não aceitam reembolso. Só se esperar para o governo autorizar e pagar diretamente à empresa", disse o petista.

A reportagem do BNews entrou em contato com a assessoria de imprensa do ministro João Roma, e aguarda um posicionamento.

Leia também: Bolsonaro nega uso político de internação e diz ser maldoso falar que ele teve férias

Aliados de João Roma esperam que ministro se favoreça com chuvas; entenda

Enchentes na Bahia provocam estragos na produção rural e no bolso do consumidor

Mais de 800 mil afetados

Com base em informações recebidas das prefeituras, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou, na tarde nesta quarta-feira (5), os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em diversas regiões do estado. São 28.224 desabrigados, 73.032 desalojados, 26 mortos e 520 feridos. O total de atingidos chega a 815.597 pessoas.

Os números correspondem às ocorrências registradas em 174 municípios afetados. É importante destacar que, desse total, 163 estão com decreto de situação de emergência. Os seis últimos que decretaram foram: Aiquara, Barro Alto, Bom Jesus da Serra, Brumado, Itamari e Nova Itarana.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp