Política

Ramagem pode ser candidato à prefeitura do Rio de Janeiro; entenda

Valter Campanato / Agência Brasil
Ex-diretor da Abin, que é investigado pela Polícia Federal, é o plano B do PL para o Rio  |   Bnews - Divulgação Valter Campanato / Agência Brasil
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 01/11/2023, às 09h04 - Atualizado às 09h10


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto (PL), confirmou que a legenda tem um 'plano B' para a dispua da prefeitura no Rio de Janeiro. De acordo com o dirigente do partido, o nome é do ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Isso porque o 'plano A', Walter Braga Netto, foi punido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e também está inelegível. Além dele, o ex-presidente Bolsonaro (PL) também foi punido e recebeu mais uma sanção de ineligibilidade. Bolsonaro, inclusive, postou nas redes sociais a decisão do TSE e alguns apoiadores pediram o PIX para contribuir com o custeio das multas.

Apesar desse cenário, Costa Neto acredita que essa situação poderá ser revertida no Supremo Tribunal Federal (STF). "Plano B é Ramagem porque Bolsonaro já tinha anunciado Ramagem há duas semanas. Agora, acredito que essas decisões vão ser mudadas e vamos recorrer ao STF", afirmou Valdemar após a decisão do TSE.

Essa decisão do TSE aconteceu na última terça-feira (31), após a maior parte dops ministros entender que os acusados cometeram atos ilícitos durante as comemorações oficiais do 7 de Setembro de 2022. Eles foram acusados de terem cometido abuso de poder político e usado as celebrações pela independência do Brasil para fins eleitorais.

Exército

Como Walter Braga Netto era General do Exército brasileiro, é natural que se esperasse alguma reação dos militares. Diferentemente do que se esperava essa repercussão é quase nula quando imaginado algum desgaste para com o Exército. De acordo com uma avaliação dos militares, Braga Netto fez uma opção e escolheu ser político, logo deve enfrentar as consequências de sua decisão. As informações são da jornalista Andréia Sadi, do Globonews.

Assista ao Radar BNews da última segunda-feira (30):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp