Política

Reajuste de 15,5% nos planos de saúde pode ser contido pelo Centrão e partidos de esquerda na Câmara dos Deputados

Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados
Deputados federais protocolaram pelo menos cinco projetos para tentar reverter reajuste até esta sexta-feira (27)  |   Bnews - Divulgação Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

Publicado em 27/05/2022, às 19h22   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Deputados de esquerda e do Centrão estão se mobilizando, na Câmara, para tentar conter o aumento de 15,5% nos planos de saúde, autorizado nesta quinta-feira (26), pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Até a tarde desta sexta-feira (27), parlamentares de diversos campos ideológicos apresentaram ao menos cinco projetos de decreto legislativo para derrubar a decisão da autarquia federal, de acordo com o colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles,

Um deles foi apresentado pelo deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), que chamou a decisão da agência de abusiva. "Não bastassem todos os aumentos decorrentes da inflação, bem como dos efeitos da pandemia, o consumidor brasileiro ainda terá de suportar mais este abusivo reajuste", afirmou o pepista.

Ivan Valente (PT-SP), por sua vez, disse que a autarquia protege os planos de saúde, não cumprindo o papel estabelecido a ela.

“A aprovação do reajuste pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar deixa clara a proteção dada às operadoras de planos de saúde, violando seu papel de fiscalização e regulação do setor, e colocando em evidência que não possui qualquer independência para regular o sistema de saúde suplementar no país”, afirmou o petista.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp