Política

Reforma administrativa de Jerônimo: confira o que será criado e extinto no próximo governo

Joilson César/BNews
Medidas relativas ao futuro governo de Jerônimo Rodrigues (PT) constam na edição do Diário Oficial do Legislativo  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews

Publicado em 11/12/2022, às 17h27   Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

A reforma administrativa proposta pela equipe do governador eleito, Jerônimo Rodrigues (PT), começa a tomar forma com extinções e criações de cargos e secretarias para atender aos anseios da nova gestão, assim como de aliados que contribuíram para a vitória dele nas eleições de outubro deste ano.

As modificações constam na edição deste fim de semana do Diário Oficial do Legislativo (DOL). A proposta, enviada pelo Executivo, agora deve ser examinada pelos deputados estaduais na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

A primeira da mudanças é a extinção da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). A pasta será dividida em duas: da Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). Juntos, os órgãos contarão com 420 cargos comissionados.

Outra modificação é a respeito da finalidade da Secretaria de Relações Institucionais (Serin). Agora, a pasta tem como meta a coordenação política do Poder Executivo e de suas relações com os demais Poderes das diversas esferas de Governo, com a sociedade civil e suas instituições, "bem como promover a implementação de políticas e programas para a juventude, em articulação com os municípios e organizações da sociedade civil".

A Sepromi, que tem a nomenclatura de Secretaria de Promoção da Igualdade Racial passa a denominar-se Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais - a sigla continua a mesma.

Bahiatursa

Uma extinção que chama a atenção é a da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa) e dos 89 cargos que integram a sua estrutura.

A Secretaria Estadual de Turismo (Setur) - órgão o qual a Bahiatursa era subordinada -, por sua vez, "passa a ter por finalidade planejar e coordenar a implementação da Política Estadual de Turismo, bem como executar ações de fomento e de promoção do desenvolvimento do turismo no Estado". A pasta ganhará 49 novos postos de trabalho de livre nomeação.

As modificações abrangem também outros órgãos e secretarias ligadas ao Estado, a exemplo do Detran, Funceb, Hemoba, Inema e Ipac.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp