Política

Relatório aponta para "preconceito político" e parcialidade na Lava Jato

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Documento diz um juiz federal e procuradores agiram com preconceito político em casos envolvendo diversas figuras políticas nacionais  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 19/10/2023, às 10h32


FacebookTwitterWhatsApp

A Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou, esta quinta-feira (19), um relatório que o ex-juiz da Lava Jato, Sergio Moro, e os promotores da operação foram parciais na condução da operação.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

De acordo com o portal g1, o documento cita as mensagens reveladas pela Vaza Jato e diz que “promotores federais e um juiz federal agiram com preconceito político em casos envolvendo diversas figuras políticas nacionais. Concluindo que o juiz violou o seu dever de imparcialidade”.

Ainda segundo o relatório, existe uma preocupação da OCDE uma preocupação com possível politização da Procuradoria-Geral da República e cita a importância da escolha do novo titular do Ministério Público Federal sob a alegação de que “a escolha do próximo PGR será um importante marcador da direção futura do Brasil”.

O documento foi realizado após a avaliação da participação do Brasil no pacto anticorrupção, em que o país é representado pela Controladoria-Geral da União (CGU).

O relatório foi aprovado depois de uma discussão em sessão plenária realizada Paris, na França, no dia 12 de outubro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp