Política

Renan Calheiros junta assinaturas para PEC que 'entrega' bolsonaristas ao STF; entenda

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Renan Calheiros junta assinaturas de PEC da intolerância, que envolve manifestações bolsonaristas e o STF  |   Bnews - Divulgação Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Publicado em 02/12/2022, às 09h32   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O senador Renan Calheiros conseguiu recolher assinaturas para tramitar a PEC da intolerância no Senado. O texto foi apresentado em momento de atos feitos por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra as urnas e o resultado das eleições deste ano.

Os bolsonaristas pedem por intervenção militar. Em Salvador, um acampamento bolsonarista no 6º Batalhão de Polícia do Exército, no bairro do Imbuí, foi montado. E apesar da baixa adesão, o movimento que perde força defende pautas antidemocráticas.

Neste cenário, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) tem 32 assinaturas, sendo que o mínimo exigido é de 27 senadores. A proposta confere exclusivamente ao Supremo Tribunal Federal (STF) a tarefa de julgar crimes contra a democracia.  

"Em seu art. 102, a Constituição Federal prevê que ao Supremo Tribunal Federal compete a sua guarda. No entanto, entre as competências enumeradas em seu inciso I, há uma omissão acerca dos crimes cometidos contra o Estado Democrático de Direito", justifica o senador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp