Política

Reprovação de Lula sobe 9 pontos percentuais em cidade brasileira, diz pesquisa

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Pesquisa foi feita pelo Datafolha no início do mês de março; avaliação de Lula se iguala ao nível nacional  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 12/03/2024, às 06h31 - Atualizado às 06h35


FacebookTwitterWhatsApp

A mais recente pesquisa do Datafolha revelou que a reprovação do governo Lula (PT) cresceu nove pontos percentuais em São Paulo, enquanto a aprovação caiu sete. Essa mudança se deu em um intervalo de pouco mais de seis meses entre o atual levantamento e o realizado de forma imediatamente anterior.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Ao todo, 38% dos entrevistados consideraram a gestão do petista como ótima ou boa, enquanto 34% avaliaram como péssima. Já 28% enxergam a gestão de Lula como regular. Apenas 1% das pessoas consultadas não souberam responder ao questionamento.

Com esse novos números, a aprovação do mandato de Lula, em São Paulo, está equivalante aos mais recentes levantamentos a nível nacional. Vale lembrar que em dezembro de 2023, o Datafolha indicou que Lula estaria sendo aprovado por 38% dos brasileiros. Já 30% consideravam seu trabalho regular, e também ruim ou péssimo.

Na pesquisa feita em agosto do mesmo ano, o petista teve sua gestão avaliada por 45% dos eleitores na capital paulistacomo aprovada. Apenas 25% consideraram ruim ou péssima, enquanto outros 29% disseram ser um mandato regular. Essa pesquisa foi feita com 1.090 pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 7 e 8 de março na cidade de São Paulo. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos.

IDOSOS E EDUCAÇÃO BÁSICA

Apesar dos números em queda, em São Paulo, Lula tem sido aprovado entre os idosos de 60 anos ou mais. Ao todo, 23% dos idosos aprovam a gestão do presidente da República. Já entre as pessoas que cursaram até o ensino fundamental, 21% seguem na mesma linha dos idosos e aprovam o mandato de Luiz Inácio Lula da Silva.

EVANGÉLICOS

A reprovação é mais alta entre os evangélicos. Ao todo, 25% deles reprovam a gestão de Lula. Entre eles, pela forte ligação com o bolsonarismo, o índice de ruim ou péssimo do petista chegou aos 49%. Comparando com a pesquisa imediatamente anterior, o número teve um crescimento de 12 pontos percentuais. A aprovação, por sua vez, caiu 16 pontos.

ELEITORES DE NUNES E TARCÍSIO

Entre os eleitores do atual prefeito de São Paulo e do governador do Estado de São Paulo, a reprovação de Lula disparou. Quem vota em Nunes (MDB) a reprovação saiu de 31% para entre 51% e 54%, a dependendo do cenário. Em relação aos eleitores do governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o petista tem uma rejeição de 56%.

ELEIÇÃO MUNICIPAL

Essa pesquisa também indicou as intenções de voto nas eleições municipais de 2024. Guilherme Boulos (PSOL), que tem o apoio de Lula, e o atual prefeito, que conta com o apoio de Bolsonaro (PL), estão empatados tecnicamente. Eles tem 30% e 29%, respectivamente, indica a pesquisa do Datafolha.

Assista ao Radar BNews da última segunda-feira (11):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp