Política

Ricardo Lewandowski define data de aposentadoria do STF; saiba quando

Nelson Jr/SCO/STF
Ministro do STF, Ricardo Lewandowski fez anúncio a jornalistas, nesta quinta-feira (30)  |   Bnews - Divulgação Nelson Jr/SCO/STF

Publicado em 30/03/2023, às 20h48   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, bateu o martelo sobre a data da aposentadoria da Corte federal. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (30), em declaração à imprensa. Daqui a pouco mais de um mês, no dia 11 de maio, ele completará 75 anos.

Trinta dias antes, no entanto, no dia 11 de abril, o magistrado deixará a toga do Supremo oficialmente. “Esta minha antecipação se deve a compromissos acadêmicos e profissionais que me aguardam. Eu agora encerro um ciclo da minha vida e vou iniciar um novo ciclo”, afirmou.

Questionado se teria conversado com o presidente Lula (PT) para tratar da sucessão, o ministro negou. “Claro que essa é uma decisão, a respeito do meu sucessor, que é exclusiva do presidente da República. Eu nem ousaria fazer alguma sugestão neste sentido”, declarou. 

Lewandowski afirmou apenas que teve uma conversa informal com o presidente, em que informou sobre a antecipação de sua saída. Sobre os nomes que estão sendo ventilados, o magistrado teceu elogios, considerando que os cotados têm “trajetória jurídica impecável” e que o STF “estará muito bem servido".

Um dos nomes levantados como possibilidade para assumir a vaga de Lewandowski é o do advogado Manoel Carlos de Almeida Neto, 43 anos, que trabalhou no gabinete do ministro. Contudo, Cristiano Zanin, que advogou para Lula na época da Operação Lava Jato, é a principal aposta.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp