Política

Rogério Marinho entra com representação contra Lula; saiba detalhes

Divulgação / Senado e Ricardo Stuckert / PR
Rogério Marinho solicita o levantamento do sigilo de todos os gastos do cartão corporativo de Lula  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Senado e Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 20/09/2023, às 15h08   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, ingressou com uma representação contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Tribunal de Contas da União (TCU) para apurar indícios de irregularidade nos gastos com o cartão corporativo da Presidência da República.

Além disso, na petição, Marinho solicita o levantamento do sigilo de todos os gastos nesta modalidade de pagamento e que o Tribunal avalie “a adequação das referidas normas e procedimentos para assegurar a eficiência, a economicidade, a moralidade e a impessoalidade destes gastos e a publicidade e a transparência das informações sobre eles”.

De acordo com O Antagonista, nos últimos oito meses, a staff de Lula gastou em torno de R$ 8 milhões com o cartão corporativo.

Segundo Marinho, “apesar destes elevados gastos, não há qualquer transparência ou accountability sobre a destinação, a economicidade ou a eficiência das compras realizadas pelos seus portadores”.

O governo federal se recusa a fornecer as informações detalhadas e individualizadas sobre o uso destes cartões, atribuindo o rótulo de ‘sigiloso’ a todas as informações”, disse.

O parlamentar disse ainda que tem “notado um aumento considerável nos gastos da Presidência da República com cartões corporativos, levantando suspeitas não só sobre gastos eventualmente excessivos e/ou supérfluos, mas também sobre a intenção dos seus usuários, que sabem da (indevida) proteção que lhes garante o sigilo imposto às informações com estes gastos”, declara o parlamentar”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp