Política

Rui Costa abre o jogo sobre uso de máscaras

Paulo M. Azevedo/BNews
Atual governador da Bahia, o petista Rui Costa considera descarta retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras  |   Bnews - Divulgação Paulo M. Azevedo/BNews

Publicado em 17/11/2022, às 10h03 - Atualizado às 10h04   Daniela Pereira e Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

Após a 'passagem da explosão' da crescente dos casos de Covid-19, o uso de máscaras contra a Covid-19 se tornou flexível em boa parte do Brasil. Todavia, no último domingo (13), a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde voltou a recomendar a utilização de máscaras por causa do avanço do coronavírus, sobretudo pela propagação da sublinhagem BQ.1.gi. 

No âmbito do estado da Bahia, o atual governador Rui Costa (PT) foi questionado sobre a aplicação da medida no terreno. Mesmo diante dos 1.012 novos casos da doença no intervalo entre 6 de novembro e 12 de novembro deste ano, o petista considera que o atual cenário não é "algo fora de um padrão" para retomar a obrigatoriedade.

"Os números cresceram mas ainda não dá para caracterizar como algo fora de um padrão que exigisse a volta obrigatória do uso de máscaras. A máscara nunca deixou de ser recomendada para pessoas que tenham gripe ou pessoas com doenças respiratórias e a recomendação continua a mesma, se estiver em ambiente fechado do tipo ônibus, não é obrigatório mas é uma recomendação, se você está gripado, utilize, porque mesmo gripe não é recomendado que passe pra outra pessoa, gripado você passará pro ônibus inteiro, por enquanto os números justificam manter a recomendação do uso da máscara mas ainda estamos longe de retornar a obrigação e espero que continue assim", analisa Rui Costa, em coletiva nesta quinta-feira (17).

Nesta quinta-feira (17), a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) começou a aplicação da 5ª dose exclusivamente para imunossupresor com o nome na lista. Os públicos são aqueles que receberam a 4ª dose até o dia 17 de julho deste ano com 18 anos ou mais, além de gestantes e puérperas com nome no site do órgão municipal..

"Vale o apelo pra que as pessoas se vacinem, é fundamental que completem ciclo vacinal, quem não completou a segunda ou terceira dose, a vacina salva vidas e impede do pior momento chegar, espero que a população possa voltar e aqueles que achavam que a covid tinha ido embora possam se vacinar e se cuidar", finaliza.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp