Política

Rui Costa demonstra otimismo em relação aos juros do Banco Central; saiba mais

Divulgação / Agência Brasil
Segundo Rui Costa, a redução dos juros ocorrerá devido a entrada de dólar no Brasil  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Agência Brasil

Publicado em 11/04/2023, às 18h57   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou, em entrevista à CNN Brasil, nesta terça-feira (11), que a taxa de juros do Banco Central “vai cair com certeza”. De acordo com o ex-governador da Bahia, a redução ocorrerá devido a entrada de dólar no Brasil com novos investimentos por meio de concessões e parcerias públicos privadas que serão estimuladas no plano de investimento que vem sendo elaborado pelo governo.

E esse otimismo e a entrada de dólar no Brasil a partir desses investimentos e de uma nova imagem do Brasil haverá de contribuir, não tem razão para manter os juros no patamar que estão. O maior juro do planeta. Hoje a sinalização de queda da inflação traz esse sentimento e reforça esse sentimento: de que os juros precisam cair”, disse Rui Costa.

A próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC para discussão da taxa ocorrerá em 3 de maio. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados pelo IBGE nesta terça-feira, mostra que a inflação ficou em 0,71% em março. Apesar do avanço, o resultado aponta para uma desaceleração em relação ao mês de fevereiro, quando ficou em 0,84%.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e integrantes do primeiro escalão do governo tem feito embate direito contra a taxa de juros do Banco Central, de 13,75%. Para Lula, a manutenção da taxa neste patamar poderá afetar a performance da economia e o desempenho do próprio governo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp