Política

Rui Costa diz que emendas parlamentares podem ser incluídas no PAC

Henrique Raynal / CC
Governo abriu possibilidade para que emendas parlamentares possam ser incluídas no PAC  |   Bnews - Divulgação Henrique Raynal / CC

Publicado em 27/09/2023, às 20h53   Cadastrado por Lula Bonfim



O ministro Rui Costa (PT), da Casa Civil, revelou nesta quarta-feira (27) que deputados federais e senadores poderão acrescentar emendas às quantias já anunciadas pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), caso eles se interessem em incluir novas cidades ou estados em projetos que estão previstos no programa.

"Os parlamentares são absolutamente livres para a escolha de suas emendas, nós apenas estamos abrindo essa possibilidade porque nos outros dois PACs não era possível", afirmou o ministro da Casa Civil, durante entrevista coletiva em Brasília.

Rui ressaltou que a liberação para a entrada de valores de emendas no PAC pode trazer parte desses recursos para dentro da governança do programa, tornando o Executivo responsável pelo monitoramento dos recursos após serem encaminhados para seu destino. Hoje, essa tarefa cabe aos próprios parlamentares ou a autoridades locais que recebam o dinheiro.

O ministro disse ainda que o governo não colocou nenhuma meta para inclusão de emendas parlamentares no programa e que o objetivo é apenas despertar o interesse de senadores e deputados em Brasília.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp