Política

Rui Costa explica desaceleração da China; veja vídeo

Agência Brasil/Fabio Rodrigues
Economistas argumentam que a China pode estar em uma “recessão do balanço patrimonial”  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil/Fabio Rodrigues

Publicado em 21/08/2023, às 14h00   Daniel Serrano e Daniela Pereira



O ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa (PT), abriu o jogo sobre a possibilidade de a “desaceleração” da China refletir diretamente na economia brasileira. Em conversa com a imprensa, na manhã desta segunda-feira (21), o petista tranquilizou os brasileiros.

“As pessoas falam que a China está desacelerando, mas o desacelerar deles faz três vezes mais do que o Brasil o crescimento hoje do Brasil. O desacelerar deles é porque o resto do mundo passou o consumir menos serviços e obras, mas internamente não há nenhum desinvestimento deles, ao contrário. Então não há nenhum paralelo sobre desaceleração e redução de capacidade de investimento”, disse.  

A expectativa é de que a China registre um crescimento de cerca de 7% no Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre, segundo especialistas. No entanto esse número não reflete o escopo da dor econômica, em que muitas pessoas do país dizem que, apesar de um crescimento sólido na economia neste ano, parece uma recessão. Ou, pelo menos, uma economia que cresce muito, muito devagar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp