Política

Rui Costa fala sobre impasse na desoneração dos municípios: “estamos buscando equilíbrio”

Marcos Corrêa / PR
Bnews - Divulgação Marcos Corrêa / PR
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 03/04/2024, às 09h30 - Atualizado às 09h35


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, detalhou nesta quarta-feira (3) sobre o impasse em relação ao pagamento da desoneração da folha de pagamento de municípios 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Em entrevista a Globo News, Rui Costa defendeu que é de desejo do governo anteder ao pleito dos municípios, mas apontou para a necessidade para se manter o equilíbrio fiscal e previdenciário do país. Para se chegar a esse entendimento, o presidente Lula (PT) pediu ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, negociar com o Senado um meio termo sobre o tema.

"O que nós estamos buscando é atender a o pleito justo dos prefeitos, mas também manter o equilíbrio fiscal, o equilíbrio previdenciário. Então, a negociação está sob a responsabilidade do ministro Fernando Haddad, que está dialogando com o Senado para encontrar um meio termo onde nós possamos ajudar os municípios muito pequenos que tem baixíssima arrecadação"

"Quando você desonera, você tem que compensar e dizer de onde vem o dinheiro para cumprir e pagar a aposentadoria das pessoas. Essa negociação vai ser feita para se chegar ao meio termo. O presidente Lula já autorizou o ministro Haddad a fazer essa negociação e em breve a gente chegue a um entendimento

Na ultima terça-feira (2), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), defendeu que o pagamento aos municípios não deveria ser feito via medida provisória e criticou a proposta de que retornasse a alíquota de 8% até que uma nova proposta fosse debatida.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp