Política

Rui Costa pode assumir articulação política no Congresso; entenda

Joilson César/BNews
O principal ponto é com a atuação do ministro das s Relações Institucionais, Alexandre Padilha  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 01/05/2023, às 09h05



Alguns parlamentares da base do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, alguns do próprio PT, vem se queixando da atuação do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. O principal motivo é o fato de o titular da pasta estar sobrecarregado na articulação para atender a todas as demandas do Legislativo. 

De acordo com o jornal Estado de São Paulo, os parlamentares têm pedido a atuação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, para auxiliar na demanda, mesmo que de forma provisória.  

Ainda segundo a publicação, interlocutores do ex-governador da Bahia descartam essa possibilidade. A justificativa é de que Rui Costa precisa se dedicar para viabilizar a entrega de programas cobrados por Lula. Além disso, auxiliares do ministro da Casa Civil pontuam ainda que ele deve atuar somente em casos pontuais, como negociar mudanças no PL  do saneamento.

Integrantes do governo apontam para uma dificuldade para formar base no Congresso. Eles ainda temem que a criação de CPIs no Congresso possa atrapalhar a tramitação de propostas tidas como importantes para a gestão Lula, como a reforma tributária.

Alguns ainda reclamam de promessas não cumpridas por parte do Palácio do Planalto na distribuição de cargos e emendas. O ponto é criticado tanto por aqueles que já fazem parte do governo quanto pelos que são cortejados para embarcar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp