Política

Rui Costa pode ter sua convocação para a CPI do MST barrada; entenda

Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
O relator do colegiado, Ricardo Salles, quer que o ministro detalhe as ações do governo em relação às ocupações do movimento  |   Bnews - Divulgação Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 03/08/2023, às 11h43 - Atualizado às 11h44


FacebookTwitterWhatsApp

Considerada uma derrota do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a convocação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, para depor na CPI do MST pode ser barrada. 

De acordo com a coluna de Ricardo Noblat no site Metrópoles, o governo teria pedido que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), barre o comparecimento do ex-governador da Bahia na CPI

Ainda segundo a publicação, o PT avalia acionar a Mesa Diretora da Casa contra a convocação de Rui Costa para depor na CPI. Na avaliação do partido, o chamamento seria uma forma de constranger o ministro. O relator da comissão, Ricardo Salles (PL-SP), quer que o ministro  detalhe quais as ações do governo quanto às ocupações no país.

Além disso, Rui Costa foi governador da Bahia, estado com mais assentamentos do MST em todo o país. São 218 acampamentos e 156 ocupações do grupo, com mais de 35 mil famílias.

O colunista afirma ainda que Lira não deve se manifestar publicamente sobre a CPI do MST. No entanto, nos bastidores, o deputado não poupa críticas ao colegiado, a classificando como palco de repetidos “shows de horrores”. O parlamentar pode dificultar as atividades do colegiado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp