Política

Sai padre, entra coach: PRTB anuncia candidato para concorrer à prefeitura de SP

Coach Pablo Marçal - Reprodução: Instagram
Com a saída do padre, entra o coach motivacional como pré-candidato  |   Bnews - Divulgação Coach Pablo Marçal - Reprodução: Instagram

Publicado em 12/04/2024, às 08h28   Rebeca Silva


FacebookTwitterWhatsApp

O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) decidiu lançar o coach motivacional Pablo Marçal como pré-candidato à prefeitura de São Paulo. Ainda não foi definida a data para o anúncio oficial. Marçal se filiou ao partido em abril, pouco antes do encerramento da janela partidária.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Nas redes sociais, ele se apresenta como cristão, empresário, escritor e palestrante, contando com 7,6 milhões de seguidores em seu perfil no Instagram. A escolha do partido, liderado por Leonardo Avalanche, foi feita em detrimento do lançamento do Padre Kelmon, que também é do PRTB.

Kelmon havia anunciado sua pré-candidatura à prefeitura de São Paulo em janeiro de 2024. Tanto Marçal quanto Kelmon demonstraram interesse em concorrer à presidência em 2022, mas tiveram seus registros negados pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Marçal decidiu então apoiar a reeleição do ex-presidente Jair Bolsonaro. Posteriormente, ele se candidatou a deputado, sendo eleito para uma das cadeiras na Câmara dos Deputados por São Paulo.

Em outubro, seu registro de candidatura foi indeferido pelo TSE e a vaga passou a ser ocupada por Paulo Teixeira, atual ministro do Desenvolvimento Agrário. No ano passado, Marçal foi alvo de uma operação da Polícia Federal que investigava supostos crimes eleitorais, incluindo falsidade ideológica eleitoral, apropriação indébita eleitoral e lavagem de dinheiro durante as eleições de 2022.

Mais sobre Pablo Marçal

Após as eleições de 2022, Marçal se afastou novamente da política, voltando ao coaching. Em janeiro, ficou conhecido por liderar um grupo em uma expedição ao Pico dos Marins, em São Paulo, que precisou ser resgatado devido a condições climáticas adversas. O episódio lhe rendeu o apelido de “coach da montanha” e foi alvo de memes e críticas, sendo chamado de “coach messiânico”, rótulo que ele rejeita.

A experiência era parte de um curso de autoajuda que ele ministrava, com o título “O pior ano de sua vida”. Nessa aventura, um jovem infartou em corrida ligada a Marçal por possível ‘esforço excessivo’. O laudo pericial de Bruno Teixeira, 26, apontou que o rapaz morreu de “infarto agudo do miocárdio”. Um esforço excessivo pode ter sobrecarregado o músculo cardíaco e levado ao infarto”, escreveu o legista no laudo pericial.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp