Política

Saiba como será a eleição da Mesa Diretora da ALBA

Dinaldo Silva/BNews
Eleição para a Mesa Diretora da ALBA acontece no mesmo dia da posse dos deputados eleitos nas eleições de outubro do ano passado  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 29/01/2023, às 06h00   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Além da posse dos 63 deputados estaduais eleitos para a 20ª Legislatura, a partir das 14h30, a próxima quarta-feira (1º) será marcada, especialmente, pela posse da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A sessão será presidida pela presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD), que deve ser reconduzido ao posto diante do apoio de mais de dois terços dos pares.

A votação, segundo a organização do evento na ALBA, ocorrerá de maneira secreta em cédulas de papel, que serão confeccionadas tão logo as candidaturas para os nove cargos sejam formalizadas. 

Uma chapa está sendo negociada pelas lideranças partidárias, observando a proporcionalidade das legendas na nova composição do Parlamento, mas qualquer deputado poderá se lançar de forma avulsa até o início do processo de votação.

O sufrágio é feito por chamada nominal e cada deputado encontrará, na cabine, cédulas rubricadas pelos integrantes da mesa dos trabalhos com os nomes dos candidatos, sendo as preferências assinaladas pelos votantes. 

Encerrado o processo, uma comissão fará a contagem dos votos e o resultado será proclamado pelo presidente dos trabalhos, que cede o lugar na mesa para o presidente eleito que fará seu discurso de posse. 

Antes de encerrar os trabalhos, no entanto, ele convocará uma sessão solene para a reabertura dos trabalhos legislativos, na próxima sexta-feira (3), às 9h, quando o governador Jerônimo Rodrigues (PT) lerá a sua primeira mensagem anual ao Parlamento. A cerimônia de posse dos parlamentares e a subsequente eleição dos integrantes da Mesa Diretora são realizadas em sessões plenárias.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp