Política

Saiba detalhes sobre implantação do VLT no Subúrbio

Joilson César / BNews
Governo do Estado publicou detalhes da licitação do VLT no DOE dessa quarta-feira (27)  |   Bnews - Divulgação Joilson César / BNews
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 27/12/2023, às 11h14 - Atualizado às 11h21


FacebookTwitterWhatsApp

Jerônimo Rodrigues (PT) cumpriu o prometido e publicou o edital de licitação para a implementação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio no Diário Oficial do Estado (DOE) dessa quarta-feira (27). Essa publicação divide a licitação em três partes: criação de comissão, detalhamento da comissão e detalhamento do processo para acesso ao edital envio de propostas. Ao todo, o VLT do Subúrbio terá três trechos espalhados por Salvador e Região Metropolitana.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

A licitação, conforme antecipada pelo governador e noticiado pelo BNews, está dividida em três partes para contemplar os três trechos do VLT. A primeira distância irá percorrer a Ilha de São João até a Calçada, o segundo parte será de Paripe até Águas Claras e o terceiro e último trecho será de Águas Claras até Piatã. Os trechos terão 16,66 km, 9,20km e 10,50 km de distância respectivamente. Vale lembrar que a portaria entrou em vigor no ato da publicação, ou seja, nesta quarta-feira (27).

Comissão

A Comissão Especial de Licitação terá cinco membros titulares e será responsável por conduzir os trabalhos que forem precisos para que seja realizado todo o processo licitatório relacionado à contratação da empresa que implatará o VLT de Salvador e Região Metropolitana. Essa comissão também ficará responsável por julgar todo o processo da licitação onde as empresas interessadas deverão apresentar a elaboração e desenvolvimento do projeto básico, executivo e 'as built' do VLT. Além disso, precisarão observar se as empresas conseguirão executar as obras civis e de urbanização, além do fornecimento e implementação dos sistemas de energia e realizar um trabalho técnico social para fins de desapropriação das áreas utilizadas para a implantação do novo modal estadual.

Valores e envio dos projetos

Essa licitação terá o valor máximo, para os três trechos juntos, de R$3,6 bilhões. Apesar disso, não há uma determinação de quanto será gasto por cada trecho. Já o envio dos projetos está previsto para acontecer no dia 12 de março de 2024 às 9h na sala de reunião do Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB).

Skyrail Bahia

Em outubro desse ano, após alguns problemas, o governo do Estado da Bahia e o consórcio Skyrail Bahia decidiram rescindir o acordo para a construção do VLT. A Skyrail era composta pelas empresas Build Your Dreams (BYD) e a Metrogreen. Tudo isso aconteceu após a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) determinar que essa era a melhor saída para a continuidade do projeto de implantação do novo sistema de transporte baiano.

Assista ao Radar BNews da última terça-feira (26):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp