Política

Saiba quais nomes podem assumir secretarias de Bruno Reis na próxima reforma administrativa

Foto: Dinaldo Silva / BNews
Apesar da indefinição, circulam nos bastidores político alguns nomes que já podem ingressar na equipe de Bruno Reis  |   Bnews - Divulgação Foto: Dinaldo Silva / BNews
Daniela Pereira e Eduardo Dias

por Daniela Pereira e Eduardo Dias

[email protected]

Publicado em 05/01/2023, às 14h16 - Atualizado às 14h30


FacebookTwitterWhatsApp

Sem pressa para tocar a reforma administrativa, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), ainda não definiu os nomes que podem compor seu secretariado municipal nas mudanças previstas para este ano.

"Vou fazer a reforma, mas não tem data e nem definição ainda de quais peças eu irei substituir. (...) Estou avaliando todo mundo e sei que sempre é bom poder melhorar. Tenho tido muita cautela, cuidado nas conversas feitas, mas sempre procurando acertar e melhorar. Nós vamos, sim, fazer ajustes, mas sem dia e nem hora marcada", disse o prefeito em entrevista à RecordTV Itapoan, no último dia 26.

Educação, Cultura e Turismo, Ordem Pública, Governo, Política para Mulheres, Infância e Juventude, Casa Civil e Educação são algumas das pastas que podem sofrer alterações. Apesar da indefinição, circulam nos bastidores políticos alguns nomes que já podem ingressar na equipe do prefeito.

Titular da Educação, Marcelo Oliveira é um dos nomes mais criticados da gestão Bruno Reis e enfrenta resistência de parte da categoria de professores e profissionais da educação. O atrito entre secretário e categoria se acirraram durante a pandemia, com escolas fechadas, e durante o planejamento de retorno ao modelo presencial.

De acordo com fontes ligadas ao BNews, o sucessor de Oliveira deve ser algum nome mais técnico, no entanto, corre nos bastidores a possibilidade de a pasta ser assumida pelo deputado Tiago Corrêa (PSDB), marido de Ana Coelho, que foi candidata a vice na chapa de ACM Neto. 

Duda Sanches (UB), também é um vereador que pode assumir uma secretaria municipal. O nome dele tem sido cotado para a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) ou de Promoção Social. A primeira pasta é tida com um "sonho antigo" do vereador. Atualmente, a pasta é ocupada por Andrea Mendonça, irmã do deputado federal Félix Mendonça Jr. (PDT).

O BNews também apurou que outra que está na mira da lista de corte do prefeito Bruno Reis é a vereadora e secretária de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Marcelle Moraes, que assumiu a pasta em meados de 2022. No entanto, o nome que pode suceder a irmã do ex-deputado Marcell Moraes ainda é um mistério. Ex-titular da pasta com ACM Neto, o vereador André Fraga garantiu que não pretende encarar a missão novamente. 

Bruno ainda tem a missão de realocar a vice-prefeita Ana Paula Matos em alguma pasta nesse pós-eleição. Ana era titular da SEGOV, e precisou se descompatibilizar da pasta quando decidiu ser candidata a vice-presidente na chapa com Ciro Gomes (PDT). Desde a derrota em primeiro turno, ela ainda não recebeu outra pasta na gestão para chamar de sua. 

Outro que também pode ser agraciado por Bruno é o deputado federal Cacá Leão (PP), que foi candidato a senador na chapa de ACM Neto. Informações dão conta de que o convite já foi feito pelo prefeito, mas que Cacá ainda não aceitou. 

Por último, mas não menos importante, é a situação do Republicanos que tem tirado os cabelos do prefeito, pois o partido possui dois nomes no secretariado: o vereador Júlio Cesar dos Santos, na Seinfra, e Luciano Sandes, na Seman. Bruno, conforme apurou o BNews, tenta trazer de volta o vereador Luiz Carlos para a secretaria de Infraestrutura, mas tem ouvido negativas do edil. 

Mesmo fora da gestão, desde que se elegeu deputado federal, Leo Prates ainda exerce muita influência junto ao prefeito Bruno Reis. Fontes do BNews asseguram que ele, além de tentar manter seu sucessor na SMS, Décio Martins, pretende indicar o novo titular da Semop, que seria o atual sub-prefeito Zilton Kruger Netto, comandante da Prefeitura-Bairro Barra/Pituba. Zilton é homem de confiança de Prates.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp