Política

Saiba quando ALBA votará contas do Governo Rui relativas a 2019

Dinaldo Silva/BNews
Relator do caso em comissão na ALBA, deputado Samuel Júnior (Republicanos) já tinha decidido pela rejeição das contas de Rui Costa (PT)  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 10/11/2022, às 16h51   Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Apesar do deputado estadual Samuel Júnior (Republicanos), relator das contas da gestão Rui Costa (PT), na Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), ter rejeitado os cálculos relativos ao ano de 2019 do Poder Executivo, os membros do colegiado na Casa ainda não deram o processo por concluído.

Na tarde desta quinta-feira (10), o parlamentar deu como justificativa para a decisão o fato de a administração baiana não ter cumprido "todas as metas fiscais que foram traçadas para este exercício, bem como foram observadas inúmeras inconsistências de cunho financeiros, demonstrando o descaso com a verba pública e com o plano fiscal que ora foi apresentado”.

O republicano explicou que 2019 antecedeu uma crise sanitária que abalou a vida de diversos baianos e a falta de transparência nas contas públicas impactou, de forma negativa, a gestão naquele ano.

“É preciso estar atento e levar com dedicação o que essa casa tem como responsabilidade. Poderíamos ter enfrentado uma pandemia de uma forma muito mais tranquila e com mais dignidade para as pessoas, no entanto, no período anterior a isso não se teve nenhum zelo ou lisura com as contas”, afirmou o parlamentar, que faz parte do bloco oposição ao governo Rui na Casa.

"Esse orçamento também precisa contemplar as emendas dos deputados que geram benefícios para as cidades como a aquisição de ambulâncias ou construção de equipamento público e, na minha avaliação, há indícios graves do não cumprimento desse item garantido pela constituição", completou ele, ao lembrar das emendas impositivas.

Em conversa com o BNews, na tarde de hoje, o deputado estadual revelou que a votação das contas do governo Rui, relativas a 2019, só deve ocorrer na próxima semana, uma vez que o também deputado estadual, Zé Raimundo (PT), pediu vistas, o que levou a postergação da sessão no colegiado.

Além de Samuel Júnior e Zé Raimundo, os outros deputados estaduais que fazem parte da comissão, são: Diego Coronel (PSD), Vitor Bonfim (PV), Paulo Rangel (PT), Jacó (PT), Nelson Leal (PP), Luciano Simoes (União) e Tiago Correia (PSDB).

Segundo o republicano, também votaram pela rejeição das contas de Rui Costa (PT), relativas a 2019, os parlamentares Luciano Simoes (União) e Tiago Correia (PSDB).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp