Política

Saiba quanto custou a viagem de Lula ao Japão

Ricardo Stuckert / PR
Detalhes sobre os gastos e a lista completa dos viajantes ainda não estão disponíveis, com informações classificadas como sigilosas.  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR
Redação Bnews

por Redação Bnews

[email protected]

Publicado em 12/05/2025, às 11h40 - Atualizado às 11h40



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou com uma comitiva de ao menos 220 pessoas, além do próprio petista e da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, ao Japão e ao Vietnã, no fim de março. A viagem custou pelo menos R$ 4,54 milhões. A informação é do jornal Estado de São Paulo usando como base informações do Diário Oficial da União, do Painel de Viagens, e de ordens bancárias (OBs), consultadas através do Siga Brasil, do Senado.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!

De acordo com a publicação, a comitiva foi formada por 11 representantes do Congresso e ao menos 72 pessoas de órgãos ligados à Presidência da República, como o Gabinete Pessoal da Presidência, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Secretaria de Comunicação (Secom), e a Casa Civil.

A Secom não ofereceu detalhes sobre o número de viajantes e os gastos totais. O órgão informou que a lista de integrantes da comitiva oficial já foi publicada no Diário Oficial da União. Já as listas de integrantes das comitivas técnicas e de apoio foram classificadas na publicação com “grau de sigilo reservado”, ou seja, podem ser omitidas por até cinco anos.

Além disso, as informações completas sobre todos os viajantes ainda não estão disponíveis no Painel de Viagens, mantido pelo Ministério do Planejamento, nem no Portal da Transparência.

Ainda segundo a reportagem, esta é a maior comitiva identificada no terceiro mandato de Lula. O “recorde” anterior foi uma viagem feita pelo petista em setembro passado, quando o petista levou pouco mais de 100 pessoas para a 79.ª reunião da Assembleia-Geral da ONU, em Nova York (EUA).

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)